Plantel de aves de rapina
Em sua totalidade são 19 espécimes de aves de rapina, incluindo quatro grupos: Águias, Gaviões, Falcões e Corujas. As aves utilizadas pela SPIZAETUS AMBIENTAL são todas legalizadas e autorizadas pelos órgãos ambientais para serem manejadas. Boa parte destas são provenientes de criadouros legalizados e possuem documentação individual e autorização para manejo e transporte. As aves não provenientes de criadouros, em sua maioria, são para reabilitação e apresentam autorização do órgão ambiental competente. Notas fiscais também compõem o dossiê de documentos de cada ave.
O plantel é composto por águias, gaviões, falcões e corujas. Todas estas são rapinantes e cada uma pode ser utilizada para um fim específico. Os treinamentos e as características próprias naturais das aves são considerados para definição de quais ações as mesmas podem desenvolver. Frequentemente e de forma individual, as aves são avaliadas pelo Médico Veterinário quanto ao seu estado de saúde, sendo assim tomadas as devidas providências com o objetivo de tornar todas as atividades saudáveis e seguras, desde as aves até a saúde das pessoas que tem contato com as mesmas.
Nome popular: Gavião-de-cauda-branca Nome científico: Geranoaetus albicaudatus Nome: Naara
Nome popular: Gavião-asa-de-telha Nome científico: Parabuteo unicinctus Nome: Apolo Apolo tem foco total em caça. Sempre atenta à presas, ela mesma indica onde podem ser encontrados animais para captura, facilitando o trabalho dos falcoeiros. Não é uma ave dócil. Foi especialmente bem treinada pelos falcoeiros da Hawk Sevice: Adson Nascimento (in memorian), Duílio Lobo e Fernando Souza.
Nome popular: Coruja-de-igreja / Suindara / Rasga-mortalha Nome científico: Tyto furcata Nome: Anfitrite Anfitrite é uma Coruja bastante dócil e ainda com poucos meses de vida cativa muito as pessoas. Esta espécie, apesar de ser conhecida por muitos pela superstição negativa, não apresenta riscos aos humanos e é muito bem aceita, principalmente entre as crianças.
Nome popular: Caburé Nome científico: Glaucidium brasilianum Nome: Zé Pequeno Zé Pequeno mede cerca de 14 cm, portanto cabe na palma da mão. Coruja tranquila e que cativa muito as crianças, pelo comportamento e pequeno tamanho. Uma das menores corujas do Brasil.
Nome popular: Gavião-asa-de-telha Nome científico: Parabuteo unicinctus Nome: Athena Ave mais jovem adquirida pela empresa. Apresenta proximidade com as pessoas e é bastante tranquila. Utilizada tanto para controle, como para apresentações e educação ambiental. Para controle, nos primeiros dias de atividade mostrou elevada eficiência e foco na captura de presas. Para educação ambiental, pode ser manejada facilmente sem riscos aos humanos. Pessoas de todas as idades podem ter acesso e contato co
Nome popular: Falcão-quiri-quiri Nome científico: Falco sparverius Nome: Cauim
Nome popular: Corujinha-do-mato Nome científico: Megascops choliba Nome: Zel Zel é um jovem de Corujinha-do-mato. Uma de nossas aves mais tranquilas e fáceis de lidar. Gosta de dormir, parece que a vida inteira. Até para se alimentar tem preguiça. Ótima para contato com crianças, portanto a educação ambiental é a ferramenta ideal neste caso para a disseminação das informações.
Nome popular: Gavião-carijó Nome científico: Rupornis magnirostris Nome: Potyra Ave recém chegada para compor o plantes da Spizaetus Ambiental. Está em fase de primeiros contatos, sendo muito bem alimentada para melhorar cada vez mais a sua saúde e bem estar.
Nome popular: Gavião-asa-de-telha Nome científico: Parabuteo unicinctus Nome: Alpha