top of page

Aquicultura

A aquicultura contempla diversos segmentos, todos eles envolvem a nutrição, manejo e reprodução de organismos em ambientes aquáticos. Dentre os principais e mais conhecidos tipos de aquicultura estão:

 

  • Carcinicultura (camarão);

  • Piscicultura (peixes, em água doce ou marinha);

  • Malacocultura (moluscos: ostras, mexilhões, caramujos, entre outros);

  • Ranicultura (rãs);

  • Algicultura (macro ou microalgas);

  • Criação de jacarés.

 

Há milhares de anos a Aquicultura é praticada no Brahsil e tem cada vez se tornado mais rentável economicamente, principalmente pelo avanço tecnológico. Avanço este  que, à medida em que nota-se uma redução ou possibilidade de aumento na produção, favorece o melhor retorno econômico. A taxa de sobrevivência é um dos principais fatores que interferem na produção dos organismos cultivados e a taxa de predação é inversamente proporcional à taxa de sobrevivência. Sendo assm, predadores dos mais diversos tipos são considerados prejudiciais á Aquicultura.

 

Considerando os vertebrados terrestres, os predadores mais prejudiciais à Aquicultura, principalmente Carcinicultura e Piscicultura, são as espécies de Aves noturnas e diurnas, além de alguns Mamíferos (principalmente os morcegos-pescadores). Os predadadores, diurnos e noturnos, em sua maioria aves e mamíferos voadores, são responsáveis diretamente pela taxa de sobrevivências dos espécimes cultivados, sejam peixes, camarões ou outros, por servirem como fonte de alimento para esses.

 

Uma solução para redução da predadação é a eliminação ou diminuição direta dos predadores. Sendo assim, uma técnica comprovadamente eficiente e já utilizada no controle destes tipos de pradadores é a utilização da Falcoaria (afugentamento e captura das espécies alvo com aves de rapina). As principais especies de aves passíveis de controle por Falcoaria e que causam prejuízos à carcinicultura e Piscicultura são as garças e socós, que tem cmo fonte principal alimentar os prórios organismos cultivados. Outras espécies podem ser capturadas com utilização de outras metodologias. Dentre estas espécies estão os martins-pescadores, morcegos-pescadores, entre outros. A SPIZAETUS AMBIENTAL atua justamente neste segmento, com o objetivo de minimizar o impacto da pradação sobre os organismos cultivados na aqicultura. Diversas metodologias podem ser aplicadas, a depender do tipo de cultivo e das caractarísticas dos predadores para cada caso espcífico.

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page